• Susana Carvalho

Como surgiu a Kinesiologia

Updated: Apr 25


A Kinesiologia nasceu nos Estados Unidos nos anos 60 com os estudos do médico quiroprático Dr. George Goodheart (reuniu um grupo de estudos composto por 12 cientistas americanos) sobre fisiologia, neurociência e medicinas orientais, desenvolvendo um método prático e acessível para se poder melhorar o bem-estar e atingir o maior potencial de cada indivíduo.




Dr. George Goodheart


Basicamente, a Kinesiologia utiliza os testes musculares desenvolvidos por Kendal & Kendal e Wandworth nos anos 40, mas a principal característica do teste é a verificação da tonicidade (estado de contração básico) dos músculos sob diferentes condições físicas e emocionais. O Dr. Goodheart percebeu que estes estímulos causavam o aumento ou redução da tonicidade muscular e adicionou métodos de correção, empregando reflexos naturais do corpo (reflexos neurolinfáticos descritos pelo Dr. Fank Chapman e reflexosneurovasculares descritos pelo Dr. Terence Bennet), associando estes conhecimentos com os conhecimentos milenares da Medicina Tradicional Chinesa, da Medicina Tibetana e Ayurvédica.


Em face dos excelentes resultados obtidos e da facilidade de aplicação das técnicas de Kinesiologia, este corpo de conhecimentos foi divulgado para o público não-médico em 1973 pelo Dr. John Thie, também quiroprático, através da publicação do livro Touch For Health, e a seguir transmitido em seminários e workshops promovidos pela Fundação do mesmo nome nos Estados Unidos, sendo, a partir de 1990 divulgado o seu legado também através do IKC - International Kinesiology College, atualmente sediado na Austrália.



Hoje em dia, a Kinesiologia nas suas diversas vertentes está a ser desenvolvida em mais de 80 países, com um interesse crescente devido à sua comprovada eficácia.


#kinesiologia #terapia #kinesiology #conhecimentomilenar #johnthie #georgegoodheart

Recent Posts

See All